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EDUCAÇÃO

PROGRAMA SESI/ SENAI EDUCA MAIS

     ATENÇÃO!!!!Abriram as inscrições para 32 vagas gratuitas alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) na unidade da Escola do Sesi em Duque de Caxias, o término do prazo para inscrição é até o dia 8 de julho. As vagas são poucas, não perca tempo pensando!!! A previsão para as aulas será no próximo mês para turmas do ensino fundamental e ensino médio. A Educação para Jovens e Adultos foi criado para alunos que não conseguiram terminar no tempo adequado, para isso é necessário que o candidato tenha no mínimo 15 anos para cursar 6º ao 9º ano e ser de maior idade para cursar do 1º ano ao 3º ano do ensino médio.
A inscrição serão feitas na secretéria da Escoloa Sesi Duque de Caxias, localizada na rua Arthur Neiva 100, bairro 25 de agosto. Os documentos necessários são originais e cópias: do RG, CPF, certidão de nascimento / casamento, comprovante de residencia e comprovante de escolaridade. Horário das 9:00 às 17:00 horas da tarde. O sorteio será efetuado no dia 9 de julho! As inscrições dos sorteados serão feitas entre dias 11 e 28 de julho. Mais informação: 3672-8331.

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende"
Guimarães Rosa

GRANDES EDUCADORES HUMANISTAS: PAULO FREIRE E FREINET

CÉLESTIN FREINET

Autor de práticas sempre atuais utilizada por n. escolas: aula passeio, auto avaliação, livro da vida, documentação  do fato real, escrita (correio)... Tinha objetivo básico de desenvolver UMA ESCOLA POPULAR. Freinet concebe a educação como um processo dinâmico que se modifica o tempo e que está determinada pelas condições sociais. Transformando a escola para adapta-lá a vida, para readapta-lá ao meio. Acredita no PODER TRANSFORMADOR DA EDUCAÇÃO.
Uma escola ativa, dinâmica, historicamente inserida em contexto social e cultural.
 Fala da importância da cooperação (construir com o outro), pois todos são importantes e suas diferentes linguagens são usadas, valorizadas e compartilhadas; afetividade; socialização da criança; documentação de vivências; aluno e professor na fala, mostrando que é capaz; TRABALHANDO ASSIM A AUTO ESTIMA DO ALUNO, vivenciando que o outro valoriza o seu saber. Cada ação tem que ser vivida!O comportamento escolar de uma criança depende do seu estado fisiológico, orgânico e constitucional. Proporcionando um papel ativo de acordo com seus interesses.
Defende a atualização do profissional, afirmando que SUA FORMAÇÃO SE DÁ EM TODOS OS MOMENTOS DA VIDA.

PAULO FREIRE


" Eu agora diria a nós, como educadores e educadoras, aí daquelas e daqueles, entre nós, que pararem com a sua coragem de denunciar e de anunciar". Paulo Freire.

Foi influenciado por homens que admiro seu intelecto, seus conhecimentos e descobertas: Freud e Jung. Considerava que as crenças, a cultura não poderiam ser descartadas, elas estão inseridas no aluno, no que ele é, partia do simples da realidade dos alunos para as aulas.
Em "Pedagogia do Oprimido" refere-se a dois tipos de pedagogia:  dos dominantes, onde a educação existe como prática de dominação e a pedagogia do oprimido, que precisa ser realizada na qual a educação surgiria como prática da liberdade. Esta será "aquela que tem que ser forjada com ele e não para ele. Não é suficiente que o oprimido tenha consciência crítica da opressão, mas que disponha a transformar essa realidade; trata de um trabalho de conscientização e politização. Na pedagogia do dominante predomina o discurso e a prática, na qual, quem é o sujeito único do processo da educação é o educador e o educando como uma vasilha. Recebem, memorizam e repetem, prática totalmente verbalista numa relação vertical, o saber fornecido de cima para baixo e autoritária, pois manda quem sabe. Mundo harmonioso, pois não há contradições, só passividade, acomodação e conformidade
O dialógo entre educadores e educados era fundamental. A partir da oralidade é que passamos para a escrita. Ninguém é analfabeto oralmente!!! SÓ ESCUTA O OUTRO QUEM SE ESCUTA! Ouvia a dificuldade e reelaborava, achava que errar fazia parte do contexto da escola, afinal alunos não sabem de tudo, estão ali para aprender.
Acredita no individuo sempre em formação de comportamento, ética, didática para a construção de um saber afetivo sem imposição.

O PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
Prática em constante mudança de transformação

Analisa a saúde da escola, seu diagnóstico e prognóstico, suas pontencialidades...
Vê bloqueios para que fatos pedagógicos possam acontecer...
Cria metodologias e instrumentos para a sua atuação.
Promove trocas de experiências com toda a escola.
Participa da construção do processo democrático de decisões do PPP (Projeto Político Pedagógico) que alias é um movimento de todos! Inclusive da comunidade, pois  envolve a realidade da região e sendo construído por todos ganha valorização. Processo a interdisciplinaridade, é o coração da escola, representa a pulsação, o movimento da escola, a identidade da escola e sua busca por autonomia. Lá vamos encontrar aspectos psicopedagógicos na organização do trabalho e aspectos emocionais. Organização da sala de aula, sua relação com o contexto social, o que será realizado. É a busca de um rumo, uma direção.

MINHA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO EJA 

Época de faculdade, matéria da licenciatura de psicologia em 2007, utilizamos a teoria que aprendemos na sala para aplicarmos em aulas práticas em escolas da baixada fluminense para alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Primeiro passo foi escolher com minha parceira de trabalho o que iríamos trabalhar com esses alunos. Resolvemos trabalhar a auto-estima dos alunos e a reflexão para futura profissão segundo o descobrimento de si mesmo e suas aptidões, muitos ainda não sabiam qual escolher. Falamos sobre as principais influencias no processo da escolha profissional, as condições facilitadoras, o papel do orientador profissional, fizemos perguntas para os auxiliarem e levarem a reflexão, pedimos que entrevistassem profissionais das profissões que tinham em mente, que fizessem pesquisas na internet sobre a profissão, mercado de trabalho, salários... enfim escolhemos temas que não ficariam só na teoria do aluno, partiriam de sua realidade, de quem verdadeiramente são e buscam ser. Aulas que realmente fossem do interesse deles e que pudessem vivencia-las e colher bons frutos.
Com aulas construtivistas interagimos e provocamos para participarem, aplicamos teste de orientação profissional e desempenhamos um trabalho muito bonito, do qual trocamos não só conhecimentos mas afetividade com esses alunos. Eles até nos deram um tempo deles vago para nossas aulas e se mostraram completamente motivados para terem mais aulas, todos participaram, contaram suas histórias e deixaram claro que gostariam de aulas como essa em sua grade escolar.
Uma experiência essencial para minha vivência.



QUE TIPO DE PROFESSOR VOCÊ É: NARCISO OU QUIRON?

NARCISO
 (Linha Tradicional)

Provão , Camisa de Força da Educação

(Na avaliação)

À escola cabe avaliar
a inteligencia particular.
Exigir então nas especialidades
de cada aluno o que são capazes.

Como você percebeu, o professor ensinou
e isso na prova ele te cobrou
se algum conceito, você não foi aprovado,
pode acreditar
durante sua vida
você vai levar

(MAGISTÉRIO)

É preciso ter a convicção
se foi boa escolha da sua profissão,
a relação é típica da solidariedade
e é geradora de amizade.


Profissional que apenas enxerga, aprecia, aceita, reconhece e valoriza o seu próprio reflexo, ele só reproduz e reflete sua própria imagem. O que é produção do outro, não presta, não tem valor. Leva o aluno a ilusão de que reflexo é a identidade e culmina no amortecimento gradativo e fatal dos impulsos de realização do potencial criativo. Só seu conhecimento que vale. Lugar do aluno é na cadeira calado apenas absorvendo e escrevendo o que ele fala. É o detentor do conhecimento.  Aí daquele que argumenta-lo, ele é o todo poderoso! Ele não precisa dos alunos, mas os alunos sim é que precisam dele!!!

"Dizem que mais difícil do que adquirir novos conhecimentos é conseguir desprender-se dos velhos. Abandonar uma idéia supõe renunciar a uma parte de nosso pensamento daquele que consideramos verdade durante muito tempo e deixar se fascinar pelo insólito. É nesta capacidade de fascinação que reside o gérmen do progresso" MORENO, 1999.

QUIRON
 (Linha Sócio Construtivista/Sócio Cultural)
Dia a dia da escola

(democracia)
Os alunos também podem eleger
os representantes para conviver
não são só os professores
os donos do saber
todos podem errar tanto quanto você!

(Na reprovação)
A escola em que o aluno não é respeitado
 é a mesma coisa que um doente abandonado.
O aluno reprovado merece atenção
já que é um castigo a recriminação.


(na competência)


Ao educador, caberá crescer
e a competência terá que sempre ter
Não deixar de ver
que é preciso aprender
e nunca deixar o barco correr
solucionar as dúvidas que aparecer
não deixar o aluno virar um ET.


(na cidadania)
Educador é preciso ser
Sua condição de um cidadão
Que levará adiante a sociedade
mais LIVRE E SEMPRE EM CONSTRUÇÃO.

Ferido e capaz de maior compreensão do sofrimento alheio, tinha o dom da cura. Sua figura de centauro se destaca pela sabedoria e conhecimento, características que por si apontam como modelo mais adequado para o professor ideal. Ele compreende o sofrimento alheio porque ele próprio tem uma ferida, porque conhece a dor. Ele não apenas ensina, permite que o outro aprenda numa espécie de cumplicidade motivando o aluno a sua capacidade, o seu potencial, o seu próprio MESTRE ADORMECIDO! 


ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS NA AVALIAÇÃO INDIVIDUAL NA APRESENTAÇÃO GRUPAL

CRIATIVIDADE
ORGANIZAÇÃO
DESEMBARAÇO
INTEGRAÇÃO GRUPAL

DESTAQUE NA APRESENTAÇÃO
POSICIONAMENTO CRÍTICO

COMO FAZER O PLANO DE TRABALHO SEMESTRAL


EMENTAConteúdo geral do que aprenderão.
OBJETIVOS GERAISO que  pretende com esse estudo.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICOUnidades e seus subtópicos do que será 
estudado.
METODOLOGIAForma como será apresentada a matéria:
exposição de textos, dinamicas e etc.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Como os alunos serão avaliados: construção
de trabalhos, provas, participação e etc.
BIBLIOGRAFIA
De onde foram tirados o conteúdo programático
se dividindo em dois. A básica e a complementar.



MÉTODOS DE TÉCNICAS DE ENSINORECURSOS USADOSAVALIAÇÃO
ENSINO
Dramatização esquemasTextos / xeróx / jornaisConfronto / Verbalização
ProblematizaçãoSeminárioGravadorDebate
Participação ativaLeitura de texto
Filmadora
Auto-avaliação
DeducaçãoExposição oralVídeo
Posicionamento Crítico
Indução
Perguntas e respostasRetro-Projetor
Resposta a Questões
Ensino individualDinâmicasPapéis
Elaboração de Perguntas
Ensino em grupoProdução textualMáquina fotográfica
Registo de Observação
ConfrontosRevistasParticipação
DebatesCartazes
Argumentação
Usa da bibliotecaCaneta / lápis de corOutros
OutrosOutros


"SE A BOA ESCOLA É A QUE REPROVA, O BOM HOSPITAL É O QUE MATA"
Hamilton Werneck

Quantidade: individualidade, raciocínio, repetição, rivalidade, resistência e competição.
Qualidade: ousadia, questionar, investigar, produzir, parcerias, utilização, criatividade, ambiente favorável e atualização.
A fadiga nos torna covardes, nosso limite é do tamanho da nossa ideia e é justamente através de momentos dificies que se pode chegar aos pontos mais elevados. Ser EFICIENTE é fazer bem feito, ter EFICÁCIA é fazer o que deve ser feito. Porque não propor algo diferente que dará mais prazer? Porque não uma pedagogia da alegria?
Sim! Os erros devem ser corrigidos, no entanto o mais importante é o acerto e esse precisa sempre ser chamado a atenção para que fique bem fixado a mente do educando. Correção inteligente: ao invés de marcar, riscar, o erro, escreva a palavra correta ao lado, trazendo assim conforto ao aluno. Veja que estará pontuando o erro só que não da mesma forma. PROMOVER NO LUGAR DE RECRIMINAR. Seria reprovação um problema de aprendizagem ou de "ensinagem" (neologismo, risos) ?
Muitas escolas tem virado apenas uma empresa, onde os coordenadores (a instituição) cobra muito de seus professores (funcionários), mas não os dão a devida liberdade de trabalhar com seus alunos (clientes) e nem suporte. A maior preocupação é a verba que vai entrar no começo do mês. Isso quando os lugares de pedagogos são tomados por administradores sem nenhuma visão pedagógica que só pensam na mensalidade e no lucro que essa vai gerar.
Vamos olhar para frente, buscar o futuro, de acreditar no novo, de promover aqueles que se lançam com ousadia na busca de transformação, sendo eficaz e eficiente. ESCOLA SEJA UM ELEMENTO TRANSFORMADOR.
Se necessário de mais tempo e menos conteúdo. A bateria de livros no segundo grau causa desanimo e passa ser tortura. O PROFESSOR TEM QUE ATENDER AS NECESSIDADES DOS ALUNOS E NÃO SÓ ENCHE-LOS DE CONTEÚDOS. O professor deve propor mudanças no ensino, para dar prazer ao aluno não só a tensão da prova.  Escola é lugar de ENCONTROS, ONDE UM TEM QUE CAUSAR NO OUTRO UMA TRANSFORMAÇÃO.