Seguidores

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PROCESSO ARTETERAPEUTICO

      Encontro terapêutico em que o cliente será convidado no “setting” de arteterapia a se expressar através de instrumentos necessários para viabilizar seu processo de promoção, preservação e recuperação de saúde. Pode ser feito individualmente ou em grupo, o arteterapeuta desempenhará o papel de facilitador deste processo de individuação do cliente.

O caminho criativo em arteterapia tem o propósito de concretizar, dar forma e materialidade ao que é intangível, difuso, desconhecido ou reprimido. Sonhos, conflitos, desejos, afetos, energia, psíquica que é bloqueada e precisa liberar-se e fluir, ganhar concretude e poder plasmar e configurar símbolos, que assim, cumprem sua função de comunicar, estruturar, transformar e transcender. (Philippini, 2008, p. 65)

       O cliente traz diretamente do seu inconsciente, imagens que reproduz através de diversos matériais expressivos. No início do processo arteterapeutico é comum o uso da colagem, pois é um material organizador, estruturador, integrador para o cliente que esta começando.   Aos poucos os outros materiais vão sendo usados.
     Depois de produzido o não verbal, o arteterapeuta conduz o cliente à escrita criativa, a leitura da sua produção, não basta apenas produzir imagem (pois não é apenas um trabalho plástico de arte, vai, além disso...), tem que mergulhar nele, se aprofundar, auxiliando o resgate, o desbloqueio daquele conteúdo expresso, plasmado, na imagem.

       Por para fora, trabalhar as imagens que são conteúdos internos carregados de energia psíquica, produzem: o lidar melhor com seus sintomas e situações de stress, sentimentos, sensações, idéias inovadoras, poder de encontra-se com autoconhecimento, poder de aprofundar, poder de criar, favorecendo mudanças, descobertas, transformações, auto estima, produzindo assim significados e resignificando a elaboração deles.

      Todo esse processo dispõe de recursos físicos, cognitivos e emocionais bem como aprendizagem de habilidades por meio de experiências terapêuticas. A liberação de conteúdos internos conflitantes permite que o cliente volte ao seu equilíbrio, se recompondo e reconstruindo o seu mundo interior.

      O processo arteterapeutico trilha o processo de individuação do sujeito, que possibilita e desenvolve potenciais latentes e de auto conhecimento. Ao desenvolver seu potencial, pela aquisição de liberdade e de auto confiança o cliente torna-se capaz de superar seus próprios problemas, enquanto segue seu caminho de transformação psíquica e mental.

     O caminho da alta pode ser percebido pelo arteterapeuta, uma vez que neste processo o cliente passou por grandes transformações, amadurecimento, aprendizado sobre si mesmo que geraram mudanças sendo neste processo. O cliente também pode dar sinais de sua alta, uma vez que manifesta este seu desejo de ganha-lá ou caso tenha a necessidade de sair, poderá conversar sobre isso com seu arteterapeuta e será trabalhado para um desligamento.



Referencia Bibliográfica:

PHILIPPINI, Angela - Cartografia da coragem: Rotas em arteterapia - Rio de Janeiro: Pomar, 2000.